keyboard_arrow_down
  • Aceite
  • Acero Común
  • Aceros Especiales
  • Adhesivos y Selladores
  • Aditivos para la Industria Alimentaria
  • Agencias de Publicidad
  • Agua Envasada
  • Alimentación Infantil
  • Alimentación para Animales de Compañía
  • Alimentos Congelados
  • Alquiler de Automóviles
  • Alquiler de Maquinaria y Equipo para la Construcción e Ingeniería Civil
  • Análisis Clínicos
  • Aparcamientos (Mercado Ibérico)
  • Artes Gráficas
  • Artículos de Marroquinería y Viaje
  • Ascensores
  • Auditoría y Asesoría Legal
  • Automóvil
  • Azúcar
  • Azulejos y Baldosas
  • Banca Privada en Portugal
  • Banca Privada y Personal
  • Bancaseguros
  • Bebidas Alcohólicas
  • Bebidas No Alcohólicas
  • Bicicletas
  • Cadenas de Restaurantes
  • Café
  • Call Centers
  • Calzado
  • Catering
  • Cemento
  • Centrales Receptoras de Alarmas
  • Centralitas y Terminales Telefónicos
  • Centros Comerciales (Mercado Ibérico)
  • Centros de Reproducción Asistida
  • Centros de Salud Mental
  • Centros Médicos Especializados
  • Cereales
  • Cerveza
  • Cervezas Artesanas
  • Ciberseguridad
  • Cítricos
  • Clínicas Privadas
  • Clubes de Fútbol
  • Colegios Privados
  • Comercializadores de Electricidad y Gas
  • Comercio de Electrodomésticos
  • Comercio de Muebles
  • Comercio Electrónico de Viajes
  • Comida Rápida y a Domicilio
  • Compañías de Seguridad
  • Compañías de Seguros
  • Componentes de Automoción
  • Componentes de Electrónica
  • Concesionarias de Autopistas
  • Concesionarios de Automóvil
  • Confección Exterior
  • Conservas de Pescado
  • Conservas Vegetales
  • Construcción
  • Constructoras Medianas
  • Consultoras y Agencias Inmobiliarias
  • Consultoría
  • Corredurías de Seguros
  • Crédito al Consumo
  • Crédito al Consumo en Portugal
  • Cuero
  • Depuración de Aguas
  • Derivados del Cacao
  • Diagnóstico por Imagen
  • Distribución Alimentaria (Mercado Ibérico)
  • Distribución de Agua
  • Distribución de Calzado
  • Distribución de Confección
  • Distribución de Informática
  • Distribución de Joyería y Relojería
  • Distribución de Material Deportivo
  • Distribución de Óptica
  • Distribución de Perfumería y Cosmética
  • Distribución de Productos Farmacéuticos
  • El Mercado de Café Fuera del Hogar
  • El Mercado de Helados fuera del Hogar
  • El Mercado de Hostelería y Colectividades
  • El Mercado de Recambios para Automóvil
  • Elaborados Cárnicos
  • Electrodomésticos
  • Electrodomésticos de Línea Blanca
  • Electrónica de Consumo
  • Empresas de Compraventa de Automóviles
  • Empresas de Gestión de Impagados
  • Empresas de Ingeniería
  • Empresas de Jardinería
  • Empresas de Limpieza (Mercado Ibérico)
  • Empresas Transitarias
  • Energía Eléctrica
  • Energías Renovables
  • Entidades de Financiación
  • Envases y Embalajes de Cartón
  • Envases y Embalajes de Plástico
  • Envases y Embalajes Metálicos
  • Equipos de Aire Acondicionado (Mercado Ibérico)
  • Establecimientos de Bricolaje (Mercado Ibérico)
  • Establecimientos de Peluquería y Estética
  • Establecimientos Hoteleros
  • Estaciones de Servicio (Mercado Ibérico)
  • Fabricación de Estructuras Metálicas y sus Componentes
  • Ferias y Congresos
  • Fertilizantes
  • Fintech
  • Formación a Distancia
  • Formación para Empresas
  • Frutas y Hortalizas
  • Frutos Secos y Snacks
  • Fundición Férrea
  • Gases Industriales
  • Gestión de Instalaciones Deportivas
  • Gestión de Residuos Industriales
  • Gestión Documental
  • Gimnasios
  • Golosinas
  • Granjas Avícolas
  • Granjas de Porcino
  • Helados
  • Hormigón y Mortero Preparados
  • Industria Aeroespacial
  • Industria del Tabaco
  • Industria Editorial
  • Industria Farmacéutica
  • Industria Textil
  • Industrias Lácteas
  • Instalaciones y Montajes
  • Joyería
  • Joyería y Bisutería
  • Juguetes
  • La Demanda de BPO
  • La Demanda de Financiación en Concesionarios
  • La Demanda de Seguros en Concesionarios
  • La Demanda de Servicios de Call Center
  • La Demanda de Viajes en Grandes Empresas
  • Laboratorios Industriales
  • Lavanderías Industriales
  • Leche y Mantequilla
  • Logística para el Comercio Electrónico
  • Lubricantes
  • Mantenimiento de Edificios e Instalaciones
  • Máquina Herramienta
  • Mataderos
  • Material Eléctrico
  • Material Médico-Quirúrgico
  • Mayoristas de Alimentación para Hostelería
  • Mayoristas de Productos Químicos
  • Mensajería y Paquetería
  • Moda en Internet
  • Moldes y Matrices
  • Motocicletas
  • Mueble de Cocina
  • Mueble de Hogar
  • Mueble de Oficina
  • Operadores Logísticos
  • Óptica (Mercado Ibérico)
  • Ordenadores y Periféricos
  • Outsourcing de Procesos de Negocio
  • Outsourcing de Procesos de Negocio en Portugal
  • Outsourcing de TI
  • Panificación y Pastelería Industriales
  • Papel
  • Parques de Ocio
  • Parques Logísticos
  • Pequeño Electrodoméstico
  • Perfumería y Cosmética (Mercado Ibérico)
  • Pesca Marítima
  • Piensos Compuestos
  • Pinturas y Barnices
  • Plantas de Tratamiento y Eliminación de Residuos Urbanos
  • Plásticos
  • Platos Preparados
  • Prefabricados de Hormigón
  • Prensa Escrita
  • Prescriptores de Créditos al Consumo
  • Previsiones en el Mercado de Automóviles Eléctricos
  • Productos de Diagnóstico
  • Productos de Limpieza
  • Productos Dietéticos
  • Productos Fitosanitarios
  • Puertos Deportivos
  • Quesos
  • Química Industrial
  • Reciclado de Residuos
  • Refino de Petróleo
  • Relojes
  • Rent a Car
  • Renting de Automóviles
  • Residencias para Estudiantes
  • Residencias para la Tercera Edad
  • Restauración en Ruta
  • Restaurantes de Alta Gama
  • Restaurantes y Cafeterías en Concesión
  • Salas de Cine
  • Sanidad Privada
  • Seguridad y Salud Laboral
  • Seguros de Asistencia en Viaje
  • Seguros de Salud
  • Servicios Aeroportuarios
  • Servicios Asistenciales a Domicilio
  • Servicios Auxiliares a Empresas
  • Servicios Auxiliares a Empresas en Portugal
  • Servicios Bancarios a la Empresa
  • Servicios de Inspección y Certificación
  • Servicios de Telecomunicaciones
  • Servicios Energéticos
  • Servicios Funerarios
  • Servicios Portuarios
  • Servicios Postales
  • Servicios Urbanos
  • Sistemas de Gestión del Tráfico
  • Sistemas de Seguridad
  • Sociedades de Tasación
  • Sociedades Inmobiliarias
  • Software
  • Software de Gestión
  • Tableros de Madera
  • Televisión
  • Terminales Portuarias
  • Tiendas de Conveniencia
  • Tiendas de Dietética y Herbolarios
  • Tour Operadores y Agencias de Viajes
  • Trabajo Temporal
  • Transformados del Papel
  • Transporte Aéreo
  • Transporte de Mercancías por Carretera (Mercado Ibérico)
  • Transporte de Viajeros por Carretera
  • Transporte Marítimo
  • Transporte Sanitario
  • Transporte Urbano
  • Turismo em Portugal
  • Universidades Privadas y Escuelas de Negocios
  • Vehículo Industrial
  • Vending
  • Vidrio
  • Vino
  • Yogur y Postres Lácteos
Estás en inicioNotas de prensa ❭ Estações de Serviço (Mercado Português)

Nota de Prensa | Octubre 2001

O mercado de carburantes em 2000 registou um forte dinamismo, com tendência de moderação no periodo 2001-02

As vendas de gasóleo representaram 60% das receitas por venda de carburantes em 2000

DINAMISMO DO MERCADO DE CARBURANTES EM 2000, COM TENDÊNCIA DE MODERAÇÃO NO PERIODO 2001-02


Madrid, 24 de outubro de 2001.- Segundo o estudo elaborado pela empresa DBK, líder em Espanha em análise sectorial e de concorrência, o crescimento das vendas de carburantes durante a segunda metade dos anos noventa, especialmente de gasóleo, e o forte aumento dos preços no ano 2000, permitiram atingir vendas totais de 7,1 milhões de toneladas nesse ano, correspondentes a mais de 1.000 milhões de contos, com o gasóleo a representar 60% desse valor.

Mercado


  • Num quadro de reactivação económica, a expansão e renovação do parque automóvel durante a segunda metade dos anos noventa impulsou as vendas de carburantes. Assim, o mercado portugués de gasolina e gasóleo experimentou no periodo 1996-2000 um crescimento médio anual na ordem dos 7%, e elevou-se no último exercício a 7,1 milhões de toneladas.


  • É de salientar o forte dinamismo do consumo de gasóleo nesse periodo, face à moderada trajectória da gasolina, registando entre 1996 e 2000 taxas de variação média anual de 9 e 2%, respectivamente. Assim, o consumo de gasóleo atingiu quase 5 milhões de toneladas no último ano (70% do consumo total de carburantes).


  • A espiral inflacionista dos preços no ano 2000, após a estabilidade de 1999, derivada do acordo Governo-empresas petroleiras, determinou que as receitas por venda de carburantes superaram por vez primeira no ano 2000 o valor de 1.000 milhões de contos, face aos 842 milhões de contos de 1999.


  • As vendas de gasóleo registaram um crescimento no passado ano de 33% e elevaram-se a mais de 650 milhões de contos no fim do ano 2000. As vendas de gasolina contabilizaram 427 milhões de contos nesse ano, 9,2% mais do que em 1999. Assim, o gasóleo representou 60% do total de receitas por venda de carburantes no ano 2000, em detrimento da gasolina, a qual reduziu a sua quota em valor em quase seis pontos percentuais entre 1998 e 2000.


  • Com a rivalidade competitiva a intensificar-se notavelmente nos últimos anos, os operadores têm procurado a expansão das suas redes de distribuição como via para manter ou reforçar a suas posições no mercado, provocando uma tendência de redução das vendas médias por estação.


  • Estrutura da oferta

  • Segundo o estudo “Estações de Serviço” do programa "Sectores Portugal" da DBK, o número de estações de serviço em Portugal tem experimentado uma evolução positiva, calculando-se que a rede estava integrada por aproximadamente 2.600 pontos de venda no ano 2000. Existe uma importante concentração nos distritos de Lisboa e Porto, que representam à volta de 30% do total de estações de serviço.


  • A estrutura da oferta apresenta um elevado nível de concentração nas principais companhias petroleiras, de maneira que as vendas aos clientes finais das cinco primeiras empresas representaram 83% do valor do mercado de gasolina e gasóleo em 1999. Merece destaque a posição de liderança do Grupo Petrogal, com uma quota nesse exercício na ordem dos 40%.


  • Tendências

  • Num quadro caracterizado pela baixa rentabilidade do negócio de venda de carburantes, a localização dos pontos de venda em lugares de grande concorrência de veículos, a prestação de serviços complementares à venda de carburantes, o preço ou as acções de fidelização de clientes constituem destacados factores de sucesso no sector.


  • Os principais operadores apostam pela ampliação e inovação dos serviços prestados, incorporando, entre outros, restaurantes, lojas de conveniência, serviços de reparação ou caixas automáticas.


  • As estratégias de fidelização potenciam a oferta de cartões, a promoção das áreas de lavagem de veículos, o desenvolvimento de clubes de clientes e programas de fidelização e as campanhas dirigidas a grupos específicos de clientes.


  • A curto-médio prazo espera-se uma ralentização no crescimento da procura de carburantes, de maneira que as vendas de gasolina e gasóleo poderiam experimentar aumentos em volume à volta de 6 e 5% nos anos 2001 e 2002, respectivamente, contabilizando o mercado aproximadamente 7,9 milhões de toneladas no fim do último exercício.


  • Fonte: Estudo Sectores Portugal da DBK: "Estações de Serviço”.
    Mais informação: DBK, S.A. Rosana Garcia Tfno: 00-34-91-435 99 11 e-mail: rgarcia@dbk.es Ver estudios sobre el Sector